Afinal O Certo é Biscoito ou Bolacha Desvendamos o Mistério!

Afinal O Certo é Biscoito ou Bolacha? Desvendamos o Mistério!

O Certo é Biscoito ou Bolacha? esta é uma daquela pergunta de fim de noite que todo mundo tem uma teoria mais nunca se chega a um consenso? bom então O que você acha? Biscoito ou Bolacha?

O Certo é Biscoito ou Bolacha?

Depois de muitas pesquisas chegamos finalmente a um consenso sobre esta questão. Na pratica  a reposta para a pergunta se o certo é Biscoito ou Bolacha, é simples: Ambos os nomes Biscoito e Bolacha estão corretos, mais o uso Depende!

Como assim depende? O uso da palavra Biscoito ou Bolacha depende de alguns fatores, por exemplo se pensarmos em legislação, Biscoito e Bolacha são consideradas a mesma coisa, se formos por região, em algumas regiões é dito sempre Biscoito e em outras regiões é dito Bolacha.

Qual a diferença entre Biscoito e Bolacha?

A forma de preparo em algumas regiões, também é considerada na hora de se falar o termo Biscoito ou Bolacha. Apesar de serem considerados pela legislação sinônimos, a diferença entre biscoito e bolacha pode ser vista no preparo e no resultado final da receita, vejamos:

O Que é Biscoito Afinal?

O Biscoito pode ser seco ou úmido, formatos bem variados e raramente são planos. o termo vem do latin “bis” que significa duas vezes mais o sufixo “coctus” que significa cozido. ou seja o biscoito costuma ser cozido mais de uma vez para deixa-lo mais sequinho, esta é uma técnica antiga.

O Biscoito é feito com farinha de algum cereal, leva gordura ou levedura, pode levar leite ou água. pode levar adição  de açúcar. Pode ser simples ou ter um recheio ou até cobertura de diversos sabores. Não existe um tamanho padrão, podendo ter formatos diferentes.

A origem do biscoito é grega, eles faziam a massa misturando mel, leite e canela na preparação e inicialmente conhecido como pão egípcio. Inicialmente a produção era realizada por escravos e apenas por volta do século XVII o biscoito se tornou popularizar por toda a Europa.

O Que é Bolacha então?

A Bolacha como o Biscoito, leva os mesmos ingredientes na sua produção, diferindo apenas por ser mais seca e geralmente ter um formato plano.

A bolacha é seca, tem vários formatos mais normalmente é plana e o termo bolacha vem do latin “bulla“, que significa esférico acrescido o sufixo “acha” que refere-se ao diminutivo. resultando na palavra em latin “bullacha” traduzindo esferinha.

De acordo com os últimos registros encontrados, a Bolacha chegou ao brasil por volta de 1543, e o biscoito tria chegado por volta de 1317.

Pela Língua Portuguesa o Certo é Biscoito ou Bolacha?

De acordo com a Língua portuguesa o certo é Biscoito ou Bolacha, ambos estão corretos, mais pode variar de regiões para região. Já no Português de Portugal o termo mais usado é Bolacha.

Na maior parte do Brasil inclusive na indústria o termos mais usado é biscoito, já em São Paulo e na Região Sul o termo mais usado é bolacha. Você sabia que se você chegar no Rio de Janeiro e pedir uma bolacha, você pode receber um tapa na cara?

O Que diz a Legislação no Brasil é Biscoito ou Bolacha?

De acordo com a Anvisa é quem regulamenta produtos alimentícios no brasil, Biscoito e Bolacha são sinônimos, independente se Biscoito ou Bolacha levam cobertura ou possuem recheio, o seu formato e tamanho também não importam.

A ABIMAPI, Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados, diz que tanto o bolacha e o termo biscoito são corretos.

Conclusão da Pergunta Biscoito ou Bolacha

Vimos que a resposta para a pergunta O Correto é Biscoito ou Bolacha?, é os dois estão corretos, podendo variar apenas de região para região. Logo tome cuidado se estiver no Rio de Janeiro e não pedir uma Bolacha.

Se gostou deste artigo compartilhe com os amigos tenho certeza que eles vão gostar. deixem seus comentários e siga-nos nas redes sociais.

Veja Receitas de Natal Deliciosas

A Melhor Receita de Bolacha de Natal da Vovó, Deliciosa!

Receita de Farofa de Bacon e Calabresa. A Melhor Receita de Farofa de Natal do Mundo!

A Melhor Receita de Torta de Sardinha Simples e Fofinha de Liquidificador para um Natal Inesquecível

Leia também os artigos complementares

Você Sabe Qual é a Origem da Tradição das Bolachas de Natal? Uma Tradição Milenar!

Conheça as Formas para Fazer Biscoitos de Natal mais Incríveis! – Cortador de Biscoito de Natal

Qual É O Verdadeiro Sentido do Natal? E Porque o Natal Não é mais Exclusividade Cristã?

 

Deixe um comentário