Você Sabe Qual é a Origem da Tradição das Bolachas de Natal - Uma Tradição Milenar!

Você Sabe Qual é a Origem da Tradição das Bolachas de Natal? Uma Tradição Milenar!

As Tradições de Natal, são uma das coisas que faz esta data tão especial, quem não gosta de Tradições? A Bolacha de Natal é uma destas tradições que todos amam, mais  qual é a Origem da Tradição das Bolachas de Natal?

Onde se Originou a Tradição das Bolachas de Natal?

A Origem das Bolachas de Natal, data da década de 30 e surgiram na Escandinávia, elas eram são chamadas de Lebkuchen (pão de gengibre) e foi o primeiro pão doce a se tornar uma Tradição de Natal.

A Tradição das Bolachas de Natal se espalhou por toda a Europa  e com isso muitas variações da receita surgiram. Dependendo do paladar e da preferência dos habitantes de cada região européia.

Como as Bolachas de Natal Chegaram ao Brasil?

Trazidas por imigrantes Holandeses, eles que dominavam a arte de fazer pequenos bolinhos (Koeptje),  as Bolachas de Natal Chegaram ao Brasil no período da renascença. Livros de Receitas datados da época já documentavam várias versões das famosas Bolachas de Natal.

A outra vertente da história que diz que a Tradição das Bolachas de Natal é de responsabilidade de Imigrantes Alemães, que colonizaram o estado de Santa Catarina, e eram peças fundamentais para enfeitar as mesas de Natal das famílias Catarinense. Até hoje em dia é uma fonte de renda para padeiros e pequenos comerciantes da região.

As Bolachas de Natal no Mundo

Existem diferentes histórias para diferentes culturas, sobre a Tradição das Bolachas de Natal. Cada região conta sua Historia do seu jeitinho, muitas vezes associadas a culturas ou folclores regionais.

Para os Alemães a Tradição das Bolachas de Natal começou na Idade Média em conventos e monastérios da região. As Bolachas de Natal eram usadas como ornamentos para os pinheiros de Natal e após a ceia eram consumido nas reuniões das famílias locais.

Em uma Festa de Natal, a Rainha da Inglaterra Elizabeth I, ordenou que fossem feito 5 pãezinhos de mel e Gengibre (as Bolachas de Natal), os quais representariam cada um dos seus 5 convidados, e os mesmos fossem servidos no tradicional chá das cinco.

A Origem das Bolachas de Natal contada pelos Italianos

Os Italianos contam que a receita nasceu no Município de Saronno,  durante a chegada do então Bispo de Milão. Uma receita que deu muito errada feita por um casal da região com a intensão de para agradar o Bispo.

O erro que parecia fatal, foi a dosagem do açúcar deixou as Bolachas muito doces e na tentativa de resolver o problema eles adicionaram amêndoas amargas para equilibrar o sabor.

Felizmente eles tiveram êxito, o Bispo gostou tanto que abençoou o casamento dos dois. Imaginem se não tivesse dado certo, seria o primeiro divórcio oficializado por um Bispo.

As Bolachas de Natal Tradição dos Norte-Americanos

Conta que a Tradição das Bolachas de Natal surgiu por volta da década de 30, desde este período as Bolachas de Natal a Tradição se tornou popular entre as Famílias Americanas.

Era comum que as crianças ajudassem no preparo das Bolachas junto com a família, mais não poderiam consumir todas, eles tinham que reservar algumas para serem deixadas para o Papai Noel junto com um copo de leite.

O objetivo desta tradição era ensinar as crianças a serem gratas. Acredita-se que as Bolachas com leites são as principais responsáveis pela forma arredondada do Papai Noel.

As Bolachas de Natal são uma tradição tão importante para os Americanos que hoje em dia é muito comum serem exibidas em cenas de filmes envolvendo família ou crianças.

Os Estúdios Disney inclusive não poderiam ficar de fora e criaram um personagem, o Gingerbread Man,  para caracterizar a Bolacha de Natal.

Qual é o correto Bolacha de Natal ou Biscoito de Natal?

Uma dúvida comum é qual o nome correto Bolacha de Natal ou Biscoito de Natal, No Brasil varia de acordo com região, mais ambas os nomes estão corretos, para saber a qual é O Certo Bolacha ou Biscoito leia nosso artigo. Afinal O Certo é Biscoito ou Bolacha? Desvendamos o Mistério!

Conclusão sobre a Tradição das Bolachas de Natal

Não importa de onde você seja de que cultura vc se identifica mais o importante que esta é uma tradição familiar e deve ser mantida, também é uma ótima opção para quem quer começar uma tradição com sua família.

Gostou? Então comece a criar o hábito (a tradição) de compartilhar nossos artigos, isso não ajuda a crescer e nos incentiva a criar mais conteúdos fabulosos para vocês!

Então vamos lá compartilhe com os amigos tenho certeza que eles vão gostar desta história. deixem seus comentários e fundamental siga-nos nas redes sociais para acompanhar de perto tudo sobre o natal e suas tradições.

Veja Receitas de Natal Deliciosas

A Melhor Receita de Bolacha de Natal da Vovó, Deliciosa!

Receita de Farofa de Bacon e Calabresa. A Melhor Receita de Farofa de Natal do Mundo!

A Melhor Receita de Torta de Sardinha Simples e Fofinha de Liquidificador para um Natal Inesquecível

Leia também os artigos complementares

Afinal O Certo é Biscoito ou Bolacha? Desvendamos o Mistério!

Conheça as Formas para Fazer Biscoitos de Natal mais Incríveis! – Cortador de Biscoito de Natal

Qual É O Verdadeiro Sentido do Natal? E Porque o Natal Não é mais Exclusividade Cristã?

Deixe um comentário