Qual a História da Missa do Galo

Qual a História da Missa do Galo?

A Missa do Galo é uma celebração religiosa católica que se realiza anualmente na véspera do dia de Natal. A tradição da Missa do Galo tem origem no século IV, quando o Papa Liberius determinou que a Eucaristia fosse celebrada à meia-noite para lembrar o dia em que Jesus nasceu.

A origem da Missa do Galo

A origem da Missa do Galo não é bem conhecida, mas existem algumas teorias. Alguns dizem que a Missa do Galo foi instituída pela Igreja para celebrar o nascimento de Jesus à meia-noite, enquanto outros afirmam que ela simboliza o início da vida eterna de Jesus após a sua morte e ressurreição. Ainda há aqueles que acreditam que a Missa tenha origem pagã e foi adaptada pelos cristãos.

Independentemente da verdadeira origem da Missa do Galo, esta tradição é um importante momento de reflexão e oração para os católicos em todo o mundo.

A tradição da Missa do Galo

A tradição da Missa do Galo

A tradição da Missa do Galo é uma celebração católica que ocorre na véspera do Natal. A celebração recebe este nome, porque o galo canta quando o dia amanhece no dia de Natal. A tradição da Missa do Galo tem suas raízes na Europa, especialmente na Itália e na França.

A primeira referência à Missa do Galo data do século XIII, quando um monge italiano mencionou a celebração em seu diário. A partir daí, a tradição da Missa do Galo espalhou-se pelos países europeus e, finalmente, chegou aos Estados Unidos no século XIX.

A Missa do Galo é uma celebração muito popular nos Estados Unidos, onde é celebrada em muitas igrejas católicas nas vésperas do Natal.

Como e Onde Assistir a Missa do Galo?

A Missa do Galo é Celebrada na Balística de São Pedro para assistir presencialmente na balística, você precisa garantir seu ingresso com uma antecedência de pelo menos 3 a 6 meses.

Vaticano - Basílica de São Pedro - Como é celebrada a Missa do Galo

Mais não fique triste se não conseguir garantir seu ingressos, você ainda pode assistir na praça do vaticano, o acesso é aberto ao público.

Mais se quiser assistir no conforto da sua casa, as grades redes de Televisão e Rádio, como TV Globo, SBT e Bandeirantes costumam transmitir a Missa ao Vivo.

Por que é importante para a Igreja Católica

A Igreja Católica celebra a Missa do Galo em uma noite especial, chamada de Vésperas de Natal. A celebração da Missa do Galo é uma das mais antigas tradições da Igreja e tem origem no século IV.

Naquela época, a Igreja celebrava várias missas durante a noite, mas a última missa era sempre celebrada à meia-noite.

Com o tempo, essa tradição foi se perdendo e, nos séculos XVIII e XIX, a Igreja quase deixou de celebrar a Missa do Galo. No entanto, essa tradição foi resgatada pelo Papa Pio XII em 1955 e, desde então, a Igreja Católica celebra a Missa do Galo todos os anos na Vésperas de Natal.

A Celebração da Missa é importante para a Igreja Católica porque marca o início da Festa do Natal. A Festa do Natal começa na Vésperas de Natal e dura até o Dia de Reis (6 de janeiro).

A Igreja Católica celebra a Missa à meia-noite porque é a hora em que Jesus nasceu. A celebração da Missa do Galo é, portanto, um momento especial para lembrar e celebrar o nascimento de Jesus.

Como e Quando é celebrada a Missa do Galo

Como e quando é celebrada a Missa do Galo

A Missa do Galo é uma celebração cristã que acontece na véspera de Natal. É chamada assim porque o galo canta quando o sol nasce, anunciando o dia. Atualmente, a missa do galo reúne milhares de pessoas na Basílica e ao redor da Basílica de São Pedro.

Cristão de diversos lugares da Itália e até mesmo de outros países vão até a Basílica para rezar, agradecer, celebrar esse dia tão importante.

E para os fiéis que não conseguem ir até o Vaticano, existem diversas emissoras de TV que reproduzem a missa do galo, assim você pode celebrar e agradecer pelo conforto da sua casa.

Algumas igrejas católicas, fazem essa celebração também, feita pelo padre da sua paróquia, e reúne todos os anos diversas pessoas.

A Missa do Galo é uma celebração da chegada do Messias e lembra a história da fuga dos Santos Inocentes. Durante a Santa Missa, o galo é abençoado e depois libertado.

A Missa do Galo durante a Pandemia de Covid em 2020

No ano de 2020 o Papa Francisco, realizou a missa de uma forma mais restrita, para apenas 100 pessoas, em função da atual Pandemia causada pelo vírus Covid19 que assolava o mundo.

A Missa do Galo durante a Pandemia de Covid em 2020

Ele chegou a mencionar sobre esse vírus e a pandemia, e disse que muitas pessoas deveriam se sentir obrigadas a ajudar os necessitados, porque o próprio menino Jesus Cristo nasceu pobre.

O Papa também pediu para que todos refletissem, ” sobre a injustiça com muitos dos nossos irmãos e irmãs, em vez de buscar nossos desejos sem fim de posses”  tudo por prazeres enfermos.

Muitos fiéis fizeram pedidos durante a missa do galo de 2020, muitos agradeceram a vida, e outros rezaram em forma de pedir para que não haja mais mortes por causa do vírus da Covid19.

Conclusão

A missa do galo é uma tradição católica que celebra a vinda e o nascimento de Jesus. Um tradição que se tornou um marco do natal para todos os Fieis.

Agora que você soube um pouco mais sobre esta tradição natalina e a importância dessa linda celebração, você precisa assistir ou se tiver a oportunidade de ir ao Vaticano, não deixe de presenciar e prestigiar este evento mundial.

E nunca deixe de agradecer, pois todos os dias é um bom dia para agradecer a vida, e principalmente na noite de 25 de dezembro, você deve celebrar o lindo nascimento do menino Jesus.

Espero que tenha gostado deste artigo, eu desejo um feliz natal para você e sua família, tenho certeza que você adorou essas dicas e curiosidades e espero que você não guarde somente para você.

Dessa forma, compartilhe com todos os seus amigos e sua família.

Leia Também Alguns Artigos Interessantes Sobre o Natal

Como sabemos que você é apaixonado por dicas e curiosidade sobre o Natal, então separamos mais algumas para você continuar lendo e aumentando seu conhecimento sobre a data mais celebrada do ano:

Papai Noel, História e Curiosidades Sobre o Bom Velhinho – Natal 2021

Qual é a Origem da Música Noite Feliz

Qual É O Verdadeiro Sentido do Natal? E Porque o Natal Não é mais Exclusividade Cristã?

Conheça Nossas Receitas de Natal Deliciosas

A Melhor Receita de Bolacha de Natal da Vovó, Deliciosa!

Receita de Farofa de Bacon e Calabresa. A Melhor Receita de Farofa de Natal do Mundo!

A Melhor Receita de Torta de Sardinha Simples e Fofinha de Liquidificador para um Natal Inesquecível

Natal sem Rabanada não Pode! Nova Receita de Rabanada Simples e fácil com Leite Condensado! Uma

Visited 53 times, 1 visit(s) today