Árvore de Natal Qual a História desta Tradição Natalina com Cerca de 500 Anos

Árvore de Natal Qual a História desta Tradição Natalina com Cerca de 500 Anos

Quando se fala de Natal, geralmente lembramos de de muitas coisas, família, amigos, ceia, presentes, mais uma coisa que não pode faltar no natal é a Árvore de Natal decorada com enfeites e luzes, não é mesmo?

A Árvore de Natal é o Centro das atenções onde tudo ocorre ao seu redor, presentes aos seus pés, família reunida ao seu redor, muitas luzes e alegria. Mas você sabe de onde veio essa linda tradição Natalina e Qual é a Historia da Árvore de Natal?

Qual a a Historia da Tradição da Árvore de Natal?

Bom a tradição da árvore natalina, surgiu em uma belíssima região da França, no século XVI, a região na época ainda pertencia à Alemanha.

Na época a tradição era montar a Árvore de Natal na sala de estar, Não existia arvores sintéticas como hoje em dia e era usado um pinheiro de verdade. E no dia do natal a Árvore era decorada apenas com doces, nozes e maçãs.

Em 1539 na França na Catedral de Estrasburgo foi registrado a Primeira Árvore de Natal, porém a igreja católica era contra as árvores natalinas, porque a área florestal de pinheiros pertencia a igreja e muitas pessoas começaram a saquear as árvores na época do Natal para coloca-las em suas salas de estar.

Mas finalmente no século XX, todas as igrejas católicas autorizaram os pinheiros natalinos. O Papa João Paulo II em 1982, iniciou essa linda tradição no Vaticano neste mesmo ano ele colocou uma Árvore de Natal enorme na praça de São Pedro, em Roma.

Como era a Decoração da Árvore de Natal?

As primeiras decorações de Árvore de Natal eram feitas com frutas como maçãs, nozes, bolachas, doces e flores de rosas. Mas com o passar do tempo foi substituído por luzes, bolas, anjos, laços, estrelas e guirlandas.

A primeira Árvore de Natal Decorada que substituiu os alimentos pelas luzes e enfeites citados é data de 1785 em Berlim e no século XVII. Esse costume foi espalhado entre os grandes cidadãos ricos de toda a cidade. Ter bolas de natal de vidro era artigo de luxo para muitos na época.

Quais são as Cores do para decorar a Árvore de Natal?

As cores que não podem faltar na Decoração de uma Árvore de natal são o Verde e Vermelho. O Verde simboliza a esperança de vida principalmente a lealdade, força e resiliência. Já Vermelho simboliza o sangue de Cristo, o Amor incondicional. Essas cores simbolizam o verdadeiro espírito de natal.

Além do Verde e o Vermelho é muito usado na Decoração da Árvore de Natal o Branco o Dourado. O Dourado representa Luz, Sol, Deus e a Generosidade. Já o Branco representa a Inocência e a Pureza, da criança renascida.

O Branco também caracteriza a neve já que a tradição do natal surgiu em lugares muito frios e que nevava muito.

Qual o Significado da Estrela de Natal

Uma das mais belas partes da Tradição da Árvore de Natal, é a Estrela ela é colocada no topo da árvore, é o item da decoração que tem maior importância e um enorme significado para os cristãos.

A Estrela de Natal é uma representação da Estrela de Belém, foi ela quem guiou os 3 reis magos até a manjedoura para presenciarem o nascimento do menino Jesus em Belém.

Qual o Significado das luzes na Árvore de Natal

A Tradição de enfeitar a Árvore de Natal com luzes originou-se por volta do século XVI, na Alemanha. A História conta Que Martinho Lutero em suas caminhadas pela Floresta se impressionou com o brilho das estrelas que se refletia nos pinheiros cobertos pela neve.

Para reproduzir este pelo espetáculo da natureza, Lutero enfeitou sua Árvore de Natal rodeando-a de Luzes na noite de Natal. Iniciando-se assim a tradição de enfeitar as árvores com luzes.

As luzes na Árvore de Natal, também são muito utilizadas como uma forma de celebrar o nascimento do menino Jesus, as luzes são belas e também sempre refletem a felicidade e a alegria do espírito natalino.

Qual é o significado do presépio de Natal?

O Presépio é outro ponto tradicional da decoração de Natal, geralmente ele sempre é montado embaixo da Árvore de Natal, ou ao deu lado.

O presépio, representa o momento do nascimento do menino Jesus e a chegada dos Reis Magos na manjedoura para entregar-lhe os presentes.

Qual o significado dos Presentes Embaixo da Árvore de Natal ?

Os presentes de Natal são colocados em baixo da Árvore de Natal em Embrulhos de sem nome criando uma grande expectativa. de quem é o presente e quem deu.

Os presentes normalmente são distribuídos a meia noite na virada do dia 24 para o dia 25, é sempre muito divertido ver a expectativa e a ansiedade das crianças olhando para a arvore repleta de embrulhos e não poderem abrir antes da hora.

Antigamente era muito comum todo mundo dar presente para todos, mais com os tempos modernos hoje em dia muitas famílias fazem um Amigo Secreto, como uma forma escondida de presentear as pessoas sem que ninguém saiba quem vai ganhar o que de quem.

Qual a Importância de Presentear Alguém no Natal

O Ato de dar um presente para alguém no natal,  deve ser visto como uma forma de expressar a partilha, como jesus partilhou o pão, Generosidade, Doação, Gratidão e Solidariedade.

Não se deve olhar O presente físico e sim o que ele realmente representa,  não se deve olhar o ato de presentear como uma obrigação mais como o ato de de compartilhar a vida e o pouco que se tem com o próximo.

Conclusão sobre a Árvore de Natal e Seu Significado

Aprendemos muito sobre a Árvore de Natal, Sua História, Decoração, Luzes, Presentes e tudo mais sobre esta deliciosa tradição então agora capriche na decoração e tenha um Feliz Natal! HOHOHO!

Ah espero que tenha curtido o artigo, vai lá compartilhe com os amigos , tenho certeza que eles vão criar muitas memórias inesquecíveis com ela. Não deixe de comentar e fundamental siga-nos nas redes sociais para acompanhar de perto tudo sobre o natal e suas tradições.

Conheça Nossas Receitas de Natal Deliciosas

A Melhor Receita de Bolacha de Natal da Vovó, Deliciosa!

Receita de Farofa de Bacon e Calabresa. A Melhor Receita de Farofa de Natal do Mundo!

A Melhor Receita de Torta de Sardinha Simples e Fofinha de Liquidificador para um Natal Inesquecível

Natal sem Rabanada não Pode! Nova Receita de Rabanada Simples e fácil com Leite Condensado! Uma Delícia!

Leia Também Alguns Artigos Interessantes

Papai Noel, História e Curiosidades Sobre o Bom Velhinho – Natal 2021

Você Sabe Qual é a Origem da Tradição das Bolachas de Natal? Uma Tradição Milenar!

Qual É O Verdadeiro Sentido do Natal? E Porque o Natal Não é mais Exclusividade Cristã?

Deixe um comentário